Logo

IKEA Oferece Decorações Impressas 3D Personalizadas

11/01/2022

IKEA Oferece Decorações Impressas 3D Personalizadas

A IKEA introduziu um par de desenhos impressos em 3D na sua loja online. Os produtos específicos estão sob o nome IKEA “FLAMTRÄD”, que quando traduzido para inglês significa “Flame Trees”. Existem dois produtos: uma escultura de cabeça e um par de mãos formando uma forma de coração, destinado à montagem na parede.

IKEA Oferece Decorações Impressas 3D Personalizadas

Ambos os produtos são ocos e utilizam um desenho de estilo de grelha esparsa, tornando-os únicos pela tecnologia de impressão 3D. Na realidade, os artigos não aparecem nas lojas físicas da empresa e só podem ser encomendados online. Há mais uma coisa curiosa sobre este desenvolvimento: os dois produtos impressos em 3D aparecem apenas na loja da IKEA Alemanha.

IKEA Oferece Decorações Impressas 3D Personalizadas

O que significa tudo isto? Suspeita-se que a IKEA esteja a fazer um teste em pequena escala da tecnologia, do processo e do interesse do comprador. Limitaram o projecto a uma única região, provavelmente para corresponder à provável baixa procura inicial e acordos com um fornecedor para os produzir a pedido. Estes artigos decorativos demoram horas a produzir e a pósprocessar. Não é algo que se produza em massa.

A cabeça está disponível em material preto ou branco, e o seu preço é de 50 euros (56 dólares). Tem um tamanho de 220 x 240 mm, não é bem o tamanho real, mas é ideal para colocar sobre uma secretária. As mãos são mais pequenas a 90 x 130 mm, e têm um preço inferior, de apenas 40 euros (US$45).

IKEA Oferece Decorações Impressas 3D Personalizadas

Ambos os artigos são atractivos e encaixam facilmente na ética padrão de design da IKEA. É provável que atraiam alguma atenção por parte dos compradores alemães. Se essa procura crescer, a IKEA pode vira a lançar os produtos noutras regiões, ou mesmo desenvolver outros produtos impressos em 3D para venda. O facto de não estar presente nas lojas significa que a empresa tem grande flexibilidade na implantação em qualquer região. Poderiam até oferecer diferentes produtos impressos em 3D em cada região para corresponder ao interesse local.

Esta não é a primeira vez que a IKEA se aventura ao mundo da impressão em 3D. Há mais de dez anos, a empresa estava a utilizar a tecnologia Objet para produzir protótipos de produtos. Mais recentemente, fizeram uma parceria com a UNYQ para produzir um banco personalizado, lançaram um repositório de acessórios imprimíveis em 3D, incluindo um conjunto de suportes de áudio portáteis. Parece que com toda esta experimentação, a IKEA está a aprender muito sobre como desenvolver, comercializar e vender produtos impressos em 3D. O seu objectivo a longo prazo pode ser a impressão em 3D de todos os seus produtos, mas isso não irá obviamente a acontecer durante muito, muito tempo.

Partilhar